Literatura: A reinvenção da realidade

A Feira Literária de Bonito – Flibonito tem como objetivo, desde sua primeira edição, contribuir para a divulgação da literatura nas suas variadas formas de expressão; investir na formação de leitores e provocar o encontro de autores nacionais e locais com a população da cidade e com seus visitantes.

O município de Bonito é conhecido por suas belezas naturais, enquanto a cidade vem se destacando como palco de eventos multiculturais, possibilitando uma abertura no repertório de leituras de seu entorno. Neste sentido, a presença de uma Feira Literária, em três anos consecutivos, confirma sua necessidade e aceitação.

O tema da 3ª Flibonito – “Literatura – a reinvenção da realidade” – transmite a ideia de que a criação do texto literário, as suas possíveis leituras e interpretações têm como ponto de partida a necessidade de soltar as amarras da realidade, transformando-a e recriando-a por meio da palavra. Sem presumir de seus efeitos, a literatura dá a conhecer a natureza humana em suas singularidades.

Serão homenageadas a escritora Clarice Lispector, pela grandiosidade de sua obra para a literatura brasileira, e a professora Maria da Glória Sá Rosa, que soube transmitir suas necessidades de leitora para muitas gerações sul-mato-grossenses.

De 16 a 19 de agosto, na Praça da Liberdade, a Flibonito vai trazer escritores, poetas, contadores de histórias e outros profissionais da literatura e do livro, em palestras, encontros, mesas de discussão, oficinas, sessões de autógrafos, além de shows musicais e espetáculos teatrais.

Assim como nas edições anteriores, será dada especial atenção ao público infantil, com atividades, brincadeiras e narração de histórias, para despertar o gosto pela literatura. A equipe pedagógica, coordenada pela Profª Marlei Sigrist, organiza vários tipos de atividades, tendo o texto literário como ponto de partida.

Livrarias e editoras estarão presentes, facilitando o acesso ao livro. A literatura estará ao alcance dos olhos e das mãos dos leitores.