Etel Frota

Escritora, poetiza e jornalista paranaense, também é autora de várias letras musicais, gravadas por Maria Bethânia, Monica Salmazo, Ceumar, Felipe Radicettti, Cida Moreira, Consuelo de Paula, Clarisse Grova, Tao do Trio… Poeta com livros de poesias lançados, e o CD ” Flor de Dor – Tao do Trio Canta Etel Frota” que está concorrendo entre os três finalistas na categoria grupo musical no Prêmio da Música no próximo dia 19 de julho. As poesias viraram peças de teatro e agora Etel lança seu primeiro romance ” O Herói Provisório”, Travessa dos Editores, a ser lançado na FLIP, no estande da Folha de São Paulo, onde Etel Frota é colaboradora.

  • Notícias

Andréa Zamorano

Nasceu no Rio de Janeiro e vive há mais de 20 anos  em Portugal. Autora do romance A Casa da Rosas, publicado em Portugal pela editora Quetzal (2015), que conquistou o prêmio Livro do Ano pela Revista TimeOut Lisboa. No Brasil, a editora do livro é a Tinta Negra, que lançou a obra na Festa Literária de Paraty – FLIP 2017.

Cursou Língua e Literaturas de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da UFRJ e licenciou-se em Estudos Portugueses na Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Literatura Comparada pela Universidade de Lisboa.

Trabalhou na área de Comunicação Empresarial e, há dez anos, é proprietária de um dos restaurantes mais badalados de Lisboa, a hamburgueria gourmet Café do Rio.

Assina a coluna A Casa da Andréa na revista Blimunda publicada pela Fundação José Saramago e colabora para a revista LER.

  • Notícias

Patrícia Pirota

É professora de literatura no ensino médio, mestre em Comunicações pela UFPR, e mantém um blog sobre literatura e leitura. Publicou o livro “Seu moço”, originariamente escritos esparsos de seu blog. Dedica-se, ainda, ao estudo da literatura em quadrinhos.

  • Notícias

Karina Kristiane Vicelli

É professora de literatura do Instituto Federal, em Dourados – MS. Mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS, é doutoranda em Letras, também na UFMS. Desenvolve trabalho de leitura e produção literária em vários níveis de aplicação.

  • Notícias

Lucilene Machado

É poeta, cronista e romancista. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras. Escreveu “Plântula” (poesia); “O Gato Pernóstico” (literatura infantil); “Coisas de Mulher”;  “Claricianas” (em parceria com Edgar Nolasco) e “Os homens não amam as mulheres” (crônicas, 2017)

  • Notícias

Moema Vilela

Jornalista e escritora, doutora em Letras pela PUC-RS. É autora dos livros: “Ter saudade era bom” (contos, 2014); “Quis dizer” (poemas, 2017) e “Guernica” (romance, 2017).

  • Notícias

Wagner Merije

Wagner Merije é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC-MG e atua como comunicador, gestor cultural, arte-educador e realizador audiovisual. Tem cursos de formação e especialização no Brasil e na Inglaterra. Desenvolve projetos interativos e multimídia desde 1997. Foi um dos primeiros gestores de conteúdo mobile do Brasil e de lá para cá tem o celular como grande aliado. Idealizou e faz a gestão do projeto cultural e educativo Minha Vida Mobile – MVMob. Como jornalista, trabalhou para veículos no Brasil (Revista Palavra, Rede Minas, TV Horizonte, TV Senac, O Tempo, Vivo Music Tones, Rádio Inconfidência, Savassi FM) e no exterior (Folha de S.Paulo/Ilustrada, Euro Brasil Press, ambos em Londres). É autor dos livros de poesia Turnê do Encantamento e Torpedos. Como curador, participou dos projetos VivoEduca, Natura Musical, Conexão Vivo, entre outros.

  • Notícias

Rodrigo Teixeira

Poeta, compositor, produtor musical, crítico de arte e fotógrafo, é pesquisador da música regional e um dos difusores da polca-rock, gênero que se propõe a misturar os ritmos fronteiriços do Brasil com o Paraguai com uma linguagem mais próxima ao Rock’n Roll. Publicou os livros “Os pioneiros – a origem da música sertaneja do Mato Grosso do Sul” e  “Prata da Casa: um marco da música sul-mato-grossense”.

  • Notícias

Ademir Assunção

Poeta, escritor, jornalista e letrista de música. Autor de livros de poesia, ficção e jornalismo, venceu o Prêmio Jabuti 2013, com A Voz do Ventríloquo (Melhor Livro de Poesia), Pig Brother, o livro seguinte, ficou entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2016.É um dos editores da revista Coyote, junto com os poetas Marcos Losnak e Rodrigo Garcia Lopes.

  • Notícias

Afonso Borges

Escritor, produtor cultural e empresário, responsável pela criação e curadoria do Festival Literário de Araxá – Fliaraxá – realizado, anualmente, desde 2012, no município mineiro. Desde 1986, dirige os trabalhos da AB Comunicação e Cultura, sendo o responsável pela criação, coordenação e desenvolvimento do “Sempre Um Papo”, um dos projetos mais respeitados de incentivo ao hábito da leitura do Brasil, que promove a difusão do livro e seu autor. Já atuou em mais de trinta cidades de oito estados brasileiros, além de ter sido realizado durante um ano na Casa de América, em Madri, Espanha. É autor de “O Menino, o Assovio e a Encruzilhada” (SESC Editora, 2016); “Retrato de Época” (poemas, 1980), “Bandeiras no Varal” (poema-plaquete, 1983), “Sinal de Contradição – Conversas com Frei Betto” (Ed. Espaço & Tempo, Rio de Janeiro, 1988), publicado também na Suíça (”Zeichen des Widespruchs”/Edition Exodus, Fribourg/1989) e na Argentina, e “Profecia das Minas” (poemas, 1993). Em junho de 2017 lançou seu primeiro livro de contos, “Olhos de Carvão”, publicado pela Editora Record.

  • Notícias